8 Critérios chaves para criar um propósito vencedor para sua empresa?

Business Coaching proposito empresaParece simples, porem ele irá governar a sua empresa por anos ou décadas. Só no estado de São Paulo são abertas 14mil empresas mensalmente, sendo 36% fecham no primeiro ano e no quinto ano chegam a 56%. O principal erro do empreendedor é ele apaixonar pelo produto ou serviço e deixa de buscar outras informações, principalmente entender o que o cliente esta buscando, qual o valor entregue ao cliente e seus concorrentes. Outro ponto que costuma falhar são empresas entre 5 à 10 anos, que querem investir porque não estão tendo retorno e deseja aumentar a produção. A principal falha aqui é usar as mesmas táticas e estratégia do passado. O cenário mudou, as mesmas estratégias iram trazer o mesmo resulto, com investimento maior, ira trazer o mesmo resultado porem maior. Aqui uma análise de cenários com um Business Coaching irá contribuir muito, mesmo em cenários complexos.

 

Porem o que alimenta tudo isso é: Por que você criou a sua empresa? Qual o propósito da empresa? Para ganhar mais dinheiro? Esse propósito é seu ou da empresa?

 

Muitas empresas possuem um propósito porém não sabe o que fazer com ele. Um propósito irá nortear todas as áreas da empresa, como finanças, marketing, produtos/serviços, atendimento ao cliente, etc... Quando houver alguma dúvida ou discussão o propósito será a referência para a tomada de decisão.

 

Antes de saber os 8 critérios, convido para fazer uma limpeza na sua mente, responda as perguntas abaixo pois a assimilação dos critérios será melhor compreendida.

Qual a real razão da existência da sua empresa?

Quais são os princípios e crença que trazem motivação e razão para entrar em ação todos os dias?

Por que estamos fazendo isso?

 

Um propósito traz a sensação de pertencer a algo maior, proporciona lealdade, força para superar pressões e é um catalisador de ação.

 

8 Critérios chaves para montar o propósito da sua empresa.

  1. Nunca é um objetivo

  2. Um sentimento que vem do coração e não da mente

  3. São grandes e inspiradores

  4. Passar um sentimento agradável

  5. Refere a contribuir com pessoas e/ou sociedade, financeiro é consequência.

  6. Gerar uma emoção que  proporciona aquele efeito. Ahá!

  7. Fácil de compartilhadar

  8. Expresso em poucas palavras

 

Agora faça uma pausa e escreve o propósito da sua empresa.