5 passos para criar um objetivo poderoso

objetivo poderoso

É claro para ter sucesso na vida, precisa definir um objetivo. Um bom objetivo ele deve ser claro, para quando entrar em ação não tenha nenhuma dúvida. Um objetivo sendo claro ficará muito mais fácil você chegar lá, pois saberá o seu real desejo. O desejo é algo muito forte para entrar em ação, é o que irá motivar e persistir.

Existe um acrônimo SMART, onde cada letra corresponde a uma etapa, assim as 5 letras são as etapas para criar um objetivo altamente poderoso. Siga cada etapa para criar o seu objetivo e realmente desejo que ele se realiza.

1. Specific (Específica)

Um objetivo específico tem uma chance muito maior de ser realizado do que uma meta geral.

Para definir uma meta específica deve-se responder seis perguntas:

  • Quem: Quem está envolvido?
  • Qual: O que eu gostaria de realizar?
  • Onde: Identificar uma localização.
  • Quando: Estabelecer um calendário.
  • Quais: Identificar necessidades e limitações.
  • Por que: razões específicas, propósito ou os benefícios de se realizar a meta.


Exemplo: A meta geral seria, "Entre em forma." Mas um objetivo específico diria, "Entre em uma academia e pratique 3 dias por semana."

2. Mensurable (Mensurável)

Estabelecer critérios concretos para medir o progresso em direção à realização de cada meta que você definiu. Quando você mede o seu progresso, você fica no caminho certo. Alcançar a sua meta nas datas é experimentar a alegria da conquista que direciona você a dar continuidade ao esforço necessário para atingir sua meta.

Para determinar se o seu objetivo é mensurável, faça perguntas como:

  • Quanto?
  • Como vou saber quando estará cumprida?

3. Achievable (Alcançável)

Quando identificar objetivos que sejam mais importantes para você, você começa a descobrir maneiras para torná-los realidade. Alguém já alcançou este objetivo? Quais caminhos eu tenho para chegar lá? Quais são suas estratégias? Você conhece alguém que já fez isso? Como esta pessoa conseguiu?

4. Relevant (Relevante)

A meta é ainda mais desafiante quando está ligada ao seu propósito de vida, a algo que o realiza, quando se faz uso dos seus dons singulares. O que você ganha realizando este objetivo? Qual o valor (significado) para você? Quem mais ganha além de você?

5. Time (Prazo)

Toda meta deve ter um prazo para ser cumprida. Qual a data? Coloque dia, mês e ano.

Ótimo, agora você sabe esses 5 passos para seu objetivo poderoso. A próxima etapa é entrar em ação. Uma dica que dou é: Se você pudesse fazer uma única coisa no dia, durante todos os dias, para aproximar do seu objetivo. O que você faria?

Charles Gallo
Personal & Executive Caoching
Inspirando Transformações